Caro visitante!

Seja bem vindo ao Blog do Prof. Marcos! Ele está sendo criado e atualizado constantemente com todo o cuidado e esmero para que você possa aproveitar ao máximo a sua visita e se beneficiar dos conteúdos dos seus posts e demais seções. O layout do blog é bem simples o que facilita a visualização das seções e demais recursos.

Aqui são (serão) apresentados temas relativos às disciplinas de Química, Física, Matemática, Astronomia, Meio Ambiente e Educação. Os artigos sobre Metodologias de Ensino podem ser encontrados nas seções CULTURA CIENTÍFICA e REVISTAS CIENTÍFICAS, as quais são indicadas para professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura. Entretanto, alunos do ensino médio que queiram se aperfeiçoar em seus estudos, também poderão acessar esses artigos.

Se você é estudante do ensino básico (fundamental ou médio), além das demais seções do blog, também poderá acessar as SIMULAÇÕES DE ASTRONOMIA, SIMULAÇÕES DE QUÍMICA, JOGOS DE QUÍMICA, JOGOS ON-LINE (lógica, raciocínio, matemática, etc.) e aprender se divertindo. Lembre-se de que a sua participação aqui no blog é muito importante para mim! Assim, se você quiser ou achar necessário, poderá postar COMENTÁRIOS nos vários temas publicados.

OBSERVAÇÃO:

Resolução de tela recomendada para visualização deste blog: 1024 x 768 pixels.

E agora, um grande abraço meu e ótimo proveito! Vamos ao blog?

Prof. Marcos Trindade Moreira


“A Astronomia, pela dignidade de seu objeto e pela perfeição de suas teorias, é o mais belo monumento ao espírito humano, o título mais nobre de sua inteligência”.

Pierre-Simon Laplace (1749 – 1827). Matemático, Astrônomo, Filósofo


“Aquele que ensina está sempre a aprender, é cotidianamente agraciado com o convívio reabastecedor dos jovens, é obrigado por dever do ofício a se atualizar, é contaminado pela esperança, é desafiado a ter fé e jamais pode esquecer, pela natural confiabilidade da juventude, que a boa vontade é o estado de espírito mais essencial à transformação do mundo”.

Letícia T. S. Parente, 1991. Educadora Química


“(...) As crianças têm necessidade de pão, do pão do corpo e do pão do espírito, mas necessitam ainda mais do teu olhar, da tua voz, do teu pensamento e da tua promessa. Precisam sentir que encontraram, em ti e na tua escola, a ressonância de falar a alguém que escute, de escrever a alguém que as leia ou as compreenda, de produzir alguma coisa de útil e de belo que é a expressão de tudo o que elas trazem de generoso e de superior...”.

Freinet, 1996


“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos”.

Rubem Alves


CARTAS CELESTES DE JANEIRO A DEZEMBRO

Vamos olhar as estrelas?


O céu do Brasil tem a riqueza característica do céu do hemisfério sul, no qual encontramos belas constelações, como o Cruzeiro do Sul, Órion e Escorpião, dentre outras. Já disseram que olhar para o céu é olhar para o passado. A luz de muitas estrelas longínquas, depois de viajar incontáveis anos-luz, chega finalmente à Terra, portanto; muitas delas podem até já ter desaparecido, tendo deixado apenas a luz, a qual continua a vagar através do tempo e do espaço. Por isso mesmo, o céu que contemplamos hoje em dia não é o mesmo que deve ter brilhado na época dos dinossauros, há milhões de anos atrás. Este, deve ter mostrado estrelas de um céu primitivo, que existiram há bilhões de anos, antes mesmo da existência dos dinossauros ou da Terra.

Você não tem telescópio nem binóculo? Não tem importância nenhuma, tanto faz. A vista normal pode observar muitos planetas do nosso Sistema Solar, nebulosas e cerca de 6 mil estrelas. Basta que a noite esteja pura, isto é, sem nebulosidade e sem o luar da lua cheia, que clareia muito o céu. Nessas noites, é possível captar no espaço, milhares de pontos luminosos trêmulos que desde a antiguidade cativam a imaginação e a curiosidade humana.

Esses pontos trêmulos que parecem cintilar, na verdade aparecem desta forma devido à refração da sua luz através das camadas de ar com diferentes temperaturas em nossa atmosfera. Os Índios Tupinambás identificavam as estrelas como os espíritos dos grandes guerreiros, venerando pedras sagradas, segundo eles, caídas do céu, localizadas na região dos lagos no Estado do Rio de Janeiro.

AS CARTAS CELESTES MÊS A MÊS

Abaixo você encontra uma série de cartas celestes com as posições das principais estrelas de janeiro a dezembro. Imprima-as, cole cada uma numa cartolina do tamanho da carta e plastifique-as. As cartas representam o aspecto do céu às 20 horas e 30 minutos do dia 15 de cada mês para locais com latitudes próximas à da cidade do Rio de Janeiro.

É fácil aplicar as cartas para outras épocas do ano ou horas do dia. A tabela de horários abaixo facilitará este cálculo. Exemplo: se você desejar observar o céu dia 15 de junho às 0h30min, utilize a carta nº 08; se desejar observar o céu dia 15 de setembro às 20h30min ou às 4h30min, utilize respectivamente as cartas nº 09 e nº 01. Desta forma, as cartas oferecerão o aspecto do céu para qualquer hora do dia ou da noite, durante todo o ano.

Importante: quando se observa o céu, o nome do setor do céu observado (exemplo: S = Sul), com a carta de pé em sua frente, deve ficar voltado para baixo; neste exemplo, gire o mapa de forma que o Sul fique voltado para baixo. Para localizar as estrelas, escolha um bom ponto de observação posicionando a carta corretamente de acordo com o setor do céu a ser observado e bom divertimento!

Carta 01 - Janeiro

Carta 02 - Fevereiro

Carta 03 - Março

Carta 04 - Abril

Carta 05 - Maio

Carta 06 - Junho

Carta 07 - Julho

Carta 08 - Agosto

Carta 09 - Setembro

Carta 10 - Outubro

Carta 11 - Novembro

Carta 12 - Dezembro

TABELA DE HORÁRIOS


CARTAS CELESTES COMPLEMENTARES 
(Para a Região Equatorial e as Regiões Polares) 

Carta Equatorial 1


Carta Equatorial 2
 

Carta Equatorial 3


Carta Circumpolar - Norte


Carta Circumpolar - Sul 


Fonte:
MOURÃO, RONALDO ROGÉRIO DE FREITAS. Atlas Celeste, 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1973. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Enviar para... (Send To...)